CULTURA

Vinícius de Moraes é o enredo da União da Ilha

O enredo da União da Ilha para o carnaval 2013 é o poeta, músico, jornalista Vinicius de Moraes. Ícone da história da arte brasileira, Vinicius viveu no bairro da Ilha do Governador e servirá de inspiração para a equipe do carnavalesco Alex de Souza.

Vinícius de Moraes nasceu em meio a um forte temporal, na madrugada do dia 19 de outubro de 1913, no Jardim Botânico, transferiu-se para o bairro-sede da agremiação em 1922. Segundo o site oficial do músico, de 22 a 29, a praia do Cocotá serviu como inspiração e tema para muitas letras e cantos como "Canção da noite" e "Loura ou morena", compostas com os irmãos Tapajoz. E é exatamente neste ponto que a escola irá desbravar e narrar a história deste poeta brasileiro. Segundo o carnavalesco Alex de Souza, por ele ter morado no bairro, será o ponto de partida do enredo.

"Vinícius tem uma ligação muito forte conosco, com a Ilha. Por ele ter vivido aqui entre 22 e 29, e depois vinha para cá para passar as férias e os finais de semana, fez com que criasse muitos poemas e citações referentes à Ilha do Governador", disse.

Para o carnavalesco, a comemoração do centenário do dramaturgo foi uma escolha muito feliz.

"Vinícius foi jornalista, foi músico, foi crítico de cinema, foi dramaturgo. Ele era uma pessoa multifacetada. Sua história tem muitos dados históricos. É uma história das mais importantes do Brasil. Vinicius é uma figura que merece sempre ser lembrada", destacou.

Para o presidente da escola, Ney Fillardi, a escolha foi altamente favorável á escola.

"Fiz uma pesquisa junto com os compositores vi que daria um bom enredo. Como a comunidade gostou, a voz do povo, é a voz de Deus", concluiu.

Fonte: srzd.com.br
Edição: Jhonatan Anjos